FUI VÍTIMA DE FRAUDE! O QUE FAZER?



Fui vítima de fraude! O que fazer?

Mesmo com todos os cuidados, pode acabar acontecendo: um belo dia você se depara com um saque não autorizado em sua conta ou com um lançamento não reconhecido no cartão de crédito.

Se você estiver certo de que aquela não é mesmo uma movimentação autorizada, entre em contato imediatamente com o banco ou com a operadora do cartão de crédito para que a instituição tome as devidas providências, como bloquear temporariamente o acesso à conta,  cancelar o cartão ou emitir alertas para outras empresas.
Peça um número de protocolo para comprovar o seu contato. Neste sentido, pode ser uma boa ideia formalizar o aviso à empresa, por exemplo, a partir de uma carta registrada.

Constatada a fraude, é expressamente recomendável que você guarde extratos e outros documentos que comprovem a movimentação indevida e registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima fornecendo o máximo possível de detalhes às autoridades.

Se houver prejuízo financeiro, normalmente cabe ao banco ressarcir o cliente ou realizar o estorno, no caso de cartão de crédito. No entanto, a instituição pode alegar que a responsabilidade pelo ocorrido é do usuário. Em situações como esta, é necessário procurar orientações de entidades de defesa do consumidor ou mesmo a Justiça. Neste ponto, o boletim de ocorrência e os comprovantes ajudam bastante.

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