DICAS PARA EVITAR FRAUDES PELA INTERNET COM CARTÃO DE CRÉDITO

Cuidados on-line com o seu cartão de crédito -

Alguns cuidados importantes para evitar que você seja mais uma vítima de golpistas na internet.

O seu cartão de crédito também pode ser utilizado para fraudes na internet, com muito mais facilidade do que com contas-correntes inclusive, por isso também é necessário ter alguns cuidados com esta forma de pagamento. A seguir, alguns deles.



1 - Utilize seu cartão apenas em lojas ou serviços on-line com boa reputação


Se deseja comprar um produto ou serviço em um site desconhecido, pesquise por sua reputação antes de fechar o negócio. Para isso, você pode procurar opiniões em mecanismos de busca ou pesquisar em sites específicos para isso, como o Reclame Aqui.
Também é importante verificar se, no ato da compra, o site faz com que o símbolo de um cadeado seja exibido no navegador. Se isso não ocorrer, é recomendável não concluir o processo, pois o cadeado indica que o site está criptografando o envio de suas informações, dando uma camada de segurança importante ao processo.
Na dúvida, compre em outro lugar ou, se inevitável, considere a possibilidade de utilizar boleto bancário como forma de pagamento.

2 - Não guarde os dados do seu cartão na sua conta de um serviço on-line


Alguns estabelecimentos virtuais permitem que você guarde os dados de seu cartão para futuras compras. A não ser que se trata de um serviço que exige pagamento periódico, não utilize esta opção - é mais seguro digitar os dados do cartão de crédito em cada nova transação.

3 - Utilize serviços que intermediam compras on-line, como o PagSeguro ou PayPal



Você também pode utilizar serviços que intermediam o uso do cartão de crédito, de forma que transações possam ser feitas com este sem que o recebedor do pagamento conheça o seu número. Um dos serviços mais popular para este fim são PagSeguro e PayPal, que pode ser utilizado principalmente em compras internacionais.

Antes de aderir a qualquer serviço de intermediação, se informe sobre taxas, condições de uso e reputação.


4 - Informe os dados do seu cartão de crédito apenas se for realizar transações


Desconfie de sites que exigem o seu número de cartão de crédito mesmo que você não vá adquirir um produto ou serviço. Não forneça estes dados por e-mail, redes sociais, telefone e outros meios, especialmente se você não tiver iniciado o contato.

5 - Monitore o uso do seu cartão com SMS ou e-mails

Ao não reconhecer um lançamento, entre em contato com a empresa imediatamente, mesmo que seja durante a madrugada ou um fim de semana. Saiba mais...

6 - Informe os dados do seu cartão apenas em seu computador ou dispositivo móvel

Realize transações apenas a partir de seu computador ou dispositivo móvel, tomando o cuidado de também protegê-los com softwares de segurança e instalação de atualizações. Saiba mais...

7 - Cuidados no "mundo off-line"

Obviamente, você não deve tomar cuidados com o uso do seu cartão de crédito apenas na internet: há riscos também em estabelecimentos físicos, como mercados, postos de gasolina e restaurantes. Eis algumas dicas relacionadas a estes lugares:
» Ao sacar dinheiro ou utilizar terminais (caixas eletrônicos), fique atento à movimentação ao seu redor - saia do local sem realizar a operação se notar algo suspeito. Prefira fazê-lo em locais e horários com grande circulação de pessoas para inibir abordagens;
» Ao efetuar pagamentos em lojas, restaurantes e afins, mantenha o cartão de crédito sempre em seu campo de visão. Não permita que o funcionário que estiver te atendendo leve o cartão para lugares que você não tenha acesso;
» Prefira cartões protegidos por chips, pois estes exigem digitação de senha em transações e dificultam a clonagem;
» Ao digitar sua senha, verifique se não há alguém por perto observando o ato. Se necessário, peça "licença" apenas para deixar claro que você está atento quanto a isso. Memorize a sua senha, não a anote em papéis ou mesmo em seu celular;
» Cartão roubado ou perdido? Entre em contato com o banco ou operadora imediatamente para bloqueá-lo. Para isso, É importante manter o número da instituição em seu celular ou agenda. O mesmo vale para o caso de o cartão ficar preso no caixa eletrônico: contate a empresa responsável e não aceite ajuda de estranhos;
» Cuidado com entrevistas, pesquisas ou proposta de testes de produtos nas ruas: se o seu cartão for solicitado, negue-se a mostrá-lo, mesmo que ele fique todo o tempo em suas mãos.

8 - Conclusão

Há quem prefira não utilizar internet banking ou cartão de credito, mas seguindo as dicas oferecidas aqui, você consegui diminuir significativamente os riscos de fraudes.
Alem do mais, os sistemas bancários do Brasil são bastante seguros, embora não exista tecnologia no mundo que garanta 100% de proteção, mesmo porque esta é uma "guerra" permanente: empresas e profissionais de segurança de um lado, criminosos do outro.
É importante, além de praticar estas e outras orientações de segurança que você obtiver, também instruir parentes e amigos.

Curta nossa fan page no Facebook


0 comentários:

Postar um comentário