DICAS PARA EVITAR FRAUDES PELA INTERNET COM CONTA BANCÁRIA

Introdução -

Aprenda rotinas simples porém muito importantes, sobre como se proteger de fraudes bancárias e com cartões de crédito ao utilizar serviços pela internet.
Tornou-se comum o uso da internet para realização de tarefas bancárias ou compras (internet banking ou comercio eletrônico), seja pela comodidade ou economia de tempo e dinheiro.
Mas o uso destes serviços requer muita atenção, pois, as chances de você conhecer alguém que já tenha sido vítima de fraude bancária,  com acessos realizados pela internet são grandes.
A seguir daremos algumas dicas de prevenção contra fraudes bancárias pela internet, além de orientações sobre como proteger seu cartão de crédito em transações on-line.
No final do texto, você saberá como como agir caso o problema aconteça, com você ou com algum conhecido.

1 - Verifique o endereço do site do banco antes de acessá-lo

Se o usuário não perceber que está entrando em um endereço não original, fornecerá informações sigilosas, como número de conta corrente e senha de acesso.
Por causa disso, é muito importante verificar o endereço do site (URL) antes de inserir as informações da sua conta. É recomendado que vôce digite a URL do seu banco, para enfim digitar suas informações bancárias.
Porém cuidado, pode haver, por exemplo, um malware instalado de maneira discreta no computador, que altera as configurações de DNS da máquina e redireciona o navegador para um site falso, mesmo quando o usuário digita o endereço verdadeiro de um banco. Como geralmente a página fraudulenta imita o site verdadeiro, muitas vezes o usuário não percebe a diferença. Assim, ao notar que o endereço do site tem alguma diferença ou alguma característica suspeita - por exemplo (www.bancobrasil.abc.net em vez de http://www.bb.com.br/portalbb/home...-, não informe seus dados. Na dúvida, entre em contato por telefone com a instituição bancária e pergunte se aquele endereço é mesmo utilizado pela empresa.

2 - Cuidado com e-mails falsos em nome do banco

Muito cuidado com e-mails falsos (pishing scam) em nome do banco. A mensagem tenta induzir o usuário a clicar em um link ou em um arquivo anexado que possui propriedades maliciosas. Para isso, o texto pode afirmar, por exemplo, que o usuário tem uma dívida pendente ou teve determinada quantia sacada da sua conta recentemente.
Ao preencher os campos solicitados no falso-email, todos os dados digitados serão encaminhados ao golpista que o enviou.
Instituições bancárias não realizam cobranças por e-mail, podem raramente enviar comunicados, mas não pedem atualização cadastral, confirmação de dados, sincronização de tokens ou qualquer ação do tipo nas mensagens.
Vale ressaltar que que e-mails maliciosos nem sempre utilizam nome de bancos. Falsas mensagens que oferecem prêmios, fotos, denúncias ou notificações judiciais, por exemplo, também podem ser usadas.


2.1 - Alguns exemplos de e-mails falsos

2.1.1 - Banco do Brasil
2.1.2 - Banco do Bradesco
2.1.3 - Banco do Itaú
3 - Evite utilizar o serviço de Internet Banking a partir de computadores públicos

Computadores públicos que são disponibilizados em escolas, faculdades, bibliotecas ou cybers, para acessar a sua conta bancária. A máquina pode conter malwares ou softwares maliciosos que capturam informações digitadas sem que você perceba. Prefira fazer o acesso apenas em computadores pessoais.

4 - Utilize o botão "Sair" ou equivalente ao encerrar o uso do Internet Banking

Ao terminar de utilizar os recursos on-line da sua conta, não se esqueça de utilizar o botão/link de nome "Sair" ou equivalente para encerrar seu acesso. Desta forma, você garante o término da sessão, evitando que esta possa ter retomada de alguma forma.

5 - Proteja o seu computador

De nada adianta utilizar apenas o seu computador para acessar o internet banking, se você não protegê-lo.
» Tenha sempre um software de segurança como anti-vírus instalado e atualizado. Nada de usar mais de um anti-vírus no mesmo computador, pois um acaba anulando a ação do outro. Neste caso “quem tem dois, tem nenhum”.
» Instale as atualizações de segurança de seus softwares, especialmente do sistema operacional.
» Utilize sempre as versões mais recentes dos seus navegadores;
» Faça downloads apenas a partir de sites ou lojas de aplicativos conhecidos e tome cuidado com links ou arquivos compartilhados por e-mail, redes sociais ou programas de mensagens instantâneas;

6 - Monitore a sua conta com extratos via e-mail e avisos por SMS

Atualmente, a maioria dos bancos permite que você receba extratos diários ou em outra periodicidade por e-mail, muitas vezes de graça. Esta é uma maneira bastante interessante de acompanhar as movimentações em sua conta e identificar qualquer transação que você desconheça.

7 - Conclusão

Há quem prefira não utilizar internet banking ou cartão de credito, mas seguindo as dicas oferecidas aqui, você consegui diminuir significativamente os riscos de frudes.
Alem do mais, os sistemas bancários do Brasil são bastante seguros, embora não exista tecnologia no mundo que garanta 100% de proteção, mesmo porque esta é uma "guerra" permanente: empresas e profissionais de segurança de um lado, criminosos do outro.
É importante, além de praticar estas e outras orientações de segurança que você obtiver, também instruir parentes e amigos.

Curta nossa fan page no Facebook


0 comentários:

Postar um comentário