Deixar o estabilizador sempre ligado danifica o PC?

O estabilizador é considerado por muitos um componente indispensável para computadores. Por conta disso, diversos usuários deixam o equipamento ligado com o objetivo de manter a segurança oferecida pelo equipamento ou simplesmente por não julgar isso necessário. No entanto, deixar o estabilizador sempre ativo pode causar problemas ao computador.


- O estabilizador pode ficar sempre ligado?

Não há restrição ou recomendação dos fabricantes sobre deixar o equipamento sempre ligado. No entanto, é preciso considerar que o consumo de energia da sua casa tende a ficar maior e, conseqüentemente, a sua conta de luz ficar mais cara. Afinal, qualquer dispositivo eletrônico em constante atividade precisa de uma fonte para permanecer funcionando.

Outro fator que o usuário deve levar em consideração é que o estabilizador dissipa calor durante sua operação e, em alguns casos, a temperatura de operação pode chegar a 40 graus. Ou seja, o ambiente e os dispositivos próximos podem ficar mais quentes. Além disso, o desgaste constante das peças do estabilizador fará com que a vida útil dele seja diminuída.

- O estabilizador ligado pode causar danos ao computador desligado?

Infelizmente, comprar um estabilizador não significa que seu computador está livre de danos, já que este tipo de equipamento elétrico possui diferentes capacidades. Caso haja uma descarga elétrica seja superior a este limite, como um raio, por exemplo, o equipamento pode ser danificado e seu PC também, mesmo que a máquina esteja desligada.

Para minimizar este risco, é recomendável desligar o estabilizador e mantê-lo fora da tomada durante chuvas fortes com presença de raios e trovões. Uma descarga elétrica no computador pode queimar qualquer componente dele, causando problemas que vão desde a necessidade de trocar peças específicas ou até a perda de todos os seus dados.

- O estabilizador é realmente útil para o PC?

Há usuários que desencorajam a utilização de estabilizadores para proteger PCs, sob o argumento de que as fontes de boa qualidade realizam o mesmo trabalho e de maneira mais eficiente. Na teoria, esses equipamentos podem reduzir a vida útil da fonte do computador, pois fazem com que a ela tenha que controlar mais variações de corrente do que se estivesse ligada diretamente à tomada.

Apesar do mérito desse argumento, recomendamos que um técnico em informática seja consultado antes de tomar a decisão de não utilizar um estabilizador. A não ser que você mesmo seja um especialista e possua as ferramentas necessárias, não é possível aferir se sua fonte oferece toda a proteção necessária contra a instabilidade da corrente elétrica em sua residência.

0 comentários:

Postar um comentário