Porta USB 3.1 aceitará os dois lados e promete ser ainda mais rápida

A interface USB vai ganhar mais um formato de conector. O USB Promoter Group, associação que reúne as empresas e instituições de desenvolvem o USB, criou o conector Tipo-C, destinado ao uso na nova geração de dispositivos compactos, que contarão com o padrão 3.1 da interface. A grande novidade será o plug "reversível", aceitando os dois lados dos conectores.


Em termos de tamanho e design, as portas do Tipo-C são bem semelhantes ao padrão microUSB que a gente já conhece, comuns em dispositivos USB 2.0. A grande diferença é que esse novo tipo de conector suporta o padrão USB 3.1, que poderá alcançar velocidades de até 10 Gbps (o limite do USB 2.0 é de 5 Gbps), e deverá ser mais fácil de fabricar e acomodar no interior dos futuros lançamentos.

O novo formato terá o mesmo conceito das portas Lightning da Apple: será reversível, ou seja, o conector encaixará sempre, independente de qual lado estiver para cima. O novo formato trará também suporte às futuras gerações do padrão USB e será capaz de transmitir energia elétrica, algo fundamental para que seja interessante para os fabricantes de dispositivos móveis. A desvantagem é que os cabos antigos não vão encaixar no novo conector Tipo-C.

De acordo com o USB Promoter Group, o desenvolvimento do novo padrão de conectores está em fase inicial. Os primeiros dispositivos com a novidade devem chegar ao mercado apenas na metade do ano.

0 comentários:

Postar um comentário